domingo, 17 de agosto de 2008

Kaasmarket



















Kaas = Queijo!









Estive em Edam com minha amiga Raquel. Fomos atrás do mercado do queijo.



Edam fica no norte da Holanda, pra cima, bem depois de Amsterdam.



E quanto mais subimos na Holanda muito louca, mais frio e chuvoso fica o clima.



Obviamente que pegamos chuva, isso é táo certo quanto o ar que respiramos, sempre a Holanda é assim!



Detalhe esse que nunca sai nas fotos de revistar turísticas!



Antes de ir pra Edam eu e ela aproveitamos para passar em Amsterdam (adoro Amsterdam).



Fizemos um free tour e eu aprendi muitos detalhes bem fofos e outros bem bizarros sobre essa Holanda linda que tanto amo. Vou falar sobre eles no próximo post.



Encontramos com brasileiros por lá , sim e por que não?! Estamos em todos os lugares , todas as partes do mundo e isso é inegável.



Acabamos indo, sem saber, bem no dia da parada gay. Nunca estive na parada de São Paulo, mas tenho certeza que é muito mais lotada do que a da Holanda.



Aqui os carros alegóricos são os barcos e cada barquinhos desfilava no canal com um tema diferente.



Interessante que a música eletrônica deles aqui é sempre a mesma, a batida nunca muda....e era isso que estava tocando lá, claro.



Eu e ela ficamos um tempo no canal só de bizôio, mas chegou uma hora que cansou e resolvemos ir embora.



O dia começou lindo, sol, alegria, Holanda ensolarada uhuuuu...



Mas conforme o dia foi passando, foi esfriando, choveu, esfriou mais, lá se vai o nosso solzinho.....



Depois de Amsterdam resolvemos passar em Muiderslot, uma cidadezinha com um castelo. Mas chegamos lá e o castelo já estava fechado.



Os holandeses têm um ritmo completamente diferente, confesso, menos estressante mas ás vezes um pouco desvantajoso.



Agora no verão o sol se põe mais ou menos 21.30, passamos no castelo e ainda eram 18h,sábado, ainda estava claro mas o castelo já tinha fechado.



Deu no que deu acabei tirando uma foto do lado de fora mesmo né!



Depois disso que passamos em Edam.



Mais frio, mais chuva..linda Holanda sempre nos banhando com agradáveis surpresas heheheh



Posso dizer que foi interessante ter estado lá, mas era tão pequeno que eu e a Rá não tinhamos mais nada pra fazer depois de 15 minutos.



É bem típico, chegam alguns barquinhos pelo canal aonde os caras com roupas típicas carregam os queijos até aonde estão as pessoas e assim eles procuram vender os queijos. Tem bandinha também e tal.



Esse mercado tem uma tradição, começou em 1522...(na época que o Brasil ainda tinha muitas florestas e estava começando a ser detonado pelos portugueses) . E nessa região tem muitas fábricas de queijos, que até então também são exportados para outros países. Mas o mercado em si não tem nada de muito espetacular....



Voltamos pra casa cansadérrimas, enfim cama!Enfim banho quentinho!



Enfim chazinho antes de dormir! heheheh






segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pensando nas viagens!




Pensando na dificuldade em encontrar passagens a bons preços, eu separei alguns sites para postar no blog.

Pra quem vai viajar pela Europa é sempre bom saber que muitas companhias têm promoções e esses tickets se esgotam muito rápido. Olhe sempre nos sites, sempre mesmo! Que você encontra passagens baratas.

Eu já perdi várias, porque fui deixar pra comprar no dia seguinte e me ferrei.

A viagem que eu estou planejando agora é Dublin, mas até agora só encontrei preços salgados....

Vou colocar também dois sites aonde você pode fazer busca de hostels (albergues) e o site do Couch Surfing. Nesse site, você se cadastra, põe suas informações, fotos suas , fala como você é e coisa e tal e o intuíto é conhecer pessoas e arranjar um lugar pra poder dormir sem precisar pagar heheh....

Não fique com medo, não pega nada, ainda mais se você for com algum amigo ou amiga. Esse tipo de coisa é muito comum na Europa.


Passagem de avião:









Ônibus:



Trem:






Hostel:



A última coisa a se considerar: O CLIMA!
Países como Holanda, Inglaterra, Irlanda.....você já sabe né?
Qualquer tempinho nublado com mais de 15 graus sem chuva nem vento muito forte já é um "Great Weather" ....mas só pra não ficar assim tão na mão
tem muitos sites para consultar o clima :


terça-feira, 5 de agosto de 2008

Garota de Berlin





































































Apesar de nutrir um amor louco pela atmosfera romântica de Paris eu cai em amores por Berlin.
Essa foi minha terceira viagem do mês de junho , quando estive em férias.
Estamos quase em agosto e eu atrasei todas as minhas postagens por pura preguiça. Mas escrever em blog nunca foi uma obrigação pra mim, escrevo apenas porque quero compartilhar com a minha família e meus amigos pelo menos um pouco do que ando fazendo na Europa, quem sabe para um dia eu voltar a ler...e claro, pra meus filhos poderem ler e se sentirem entusiasmados e encorajados por um espírito "descubra o mundo" rsrs...
Vou contar algumas das coisas que fiz em Berlin.
Primeiro, o hostel que eu fiquei foi o mais barato e o melhor de todos:International Youth Hostel ( se não me falha a memória)
Fiquei em um quarto com mais 09 pessoas, mas o quarto tinha 2 duchas e um toilet só pra nós, além de locks com chave.
Pra se ter uma idéia, é raro encontrar locks com chaves, muitas vezes os armários estão lá , mas não faz diferença fechar, nunca tem chave! Além do café da manhã e jantar maravilhosos...não pude reclamar de nada o lugar é show!
Isso por 15 euros a noite , um preço bastante razoável comparado com os hostels daqui.
Tive a impressão de que tudo em Berlin é certinho.
Não existe horário de rush em Berlin. Trânsito?
Metrô lotado? No way! Nada nada além de sombra e água fresca.
Fiz o free tour no centro de Berlin e também até o campo de concentração (01h de trem de Berlin).
O site: http://www.neweuropetours.eu/
Os guias são ótimos e conhecer a história de Berlin é especial, por tudo o que já aconteceu por lá. Sabe o filme “A lista de Schindler”? Entáo...eh um milhao de vezes mais emocionate.
Acabei por conhecer detalhes , muitos detalhes sobre a história de Berlin e o nazismo louco de Hitler.
Tudo valeu a pena!
Só me arrependo de não ter conhecido mais lugares.
Fiquei bastante impressionada por ver a fundação do muro de Berlin que continua até hoje, por toda a cidade.
Além de alguns pedaços de muro em algumas partes de Berlin.
Mas é uma cidade que inspira progresso. Me senti em casa, tinham árvores por todos os lados, é como se estivéssemos dentro de uma floresta. O contato com a natureza é impagável e acredito que foi isso que me faz amar tanto Berlin.
Na minha opinião tudo em Berlin é emocionante e imperdível. Fazer o tour no primeiro dia de viajar sempre é uma boa , assim nos próximos dias você pode voltar nos lugares que visitou pra ver tudo com mais calma.
Reconheci alguns lugares porque eu gosto muito de U2 e um dos clipes deles (Stay far away so close) foi gravado em Berlin.
É um pouco desconcertante fazer um passeio por lá pensando em tudo o que já aconteceu e quanto mais se conhece a história e com mais detalhes mais siginificado têm estar lá. É um museu a céu aberto.
No caminho para o campo de concentração passamos pelas casas aonde moravam os
Caras da Gestapo. Impressionate porque está tudo lá, todas as casas, algumas reformadas, mas todas daquela época. Não sei se me sentiria bem morando em uma casa daquelas, talvez tenham pago um bom preço por elas....sei lá.
Fala-se muito de Hitler, mas depois que ele se matou e a Rússia tomou a Alemanha ,aquele campo de concentração também foi muito utilizado para prisões, torturas e assassinatos.
Na foto........está construído um murinho de concreto com algumas pedras em cima, bom , esse murinho foi construído em memória das 12 toneladas de restos humanos achados abarrotados enterrados nesse lugar aonde agora têm uma graminha.
A incineração de corpos começou a ser feita no campo de concentração depois que um caminhão com corpos virou -de tão cheio que estava- no centro de Berlin.
Perceberam que algo tinha que ser feito com tantos corpos que não poderíam mais fazer um “tour” pela cidade.Fizeram então o incinerador.
Daí pra frente perceberam o problema da super lotação no campo (cada casa que deveria acolher 150 pessoas no máximo tinha mais de 400) e começaram a usar o incinerador também para matar as pessoas e assim tentar diminuir a super lotação.
E esse tipo de morte (no incinerador) na minha opinião, era até misericordiosa.
As pessoas ia pra lá sem saber o que ia acontecer, e elas sofriam antes de morrer, mas não era uma tortura que tomava muito tempo.
A foto numero...é de um buraco no qual colocavam as pessoas para se afogarem lentamente. Uma pessoa cabia alí apenas de pé e o buraco era enchido aos poucos, isso quer dizer que o cara ficava alí de pé, sem comer, sem poder nem sequer sentar por alguns dias, enquanto eles iam enchendo o buraco até que cobria a pessoa e ela morria afogada.
Além do que uma das coisas mais tenebrosas que eu vi lá, foi o laboratório.
Levavam as pessoas lá e eles faziam experiências. Faziam o que queriam com a pessoa.
Judeus não eram autorizados a ir para esse laboratório por serem considerados “sujos”.
Os prisioneiros não eram apenas judeus, mas pessoas consideradas traidoras de Hitler, homossexuais, estrangeiros como por exemplo romenos, poloneses ou qualquer tipo de pessoa que não era considereada da raça ariana, pessoas que não se ajustavam na sociedade (pessoas com problemas com bebidas, desempregados,
Deficientes...qualquer um que não estivesse dentro do “modelo” ), até o filho do. O Sr.Stálin depois de chantagiado 2 vezes pelo Hitler disse que não tinha filho, porque se tivesse um ele não seria tão estúpido por se deixar prender pelos nazistas.
São muitos fatos, muitos detalhes.
Existe um filme chamado “ The counterfeiters” (Die Fälscher) que conta de forma muito crua um pouco da história daquele época e esse diretor ganhou um prêmio em um festival. No dia que ele foi premiado ele chamou uma pessoa da platéia e deu o troféu para essa pessoa. Essa pessoa foi um homem que ajudou o diretor a fazer o filme e esse homem foi um dos sobreviventes do campo de concentração. Detalhe: esse homem tem 1,90 de altura e ele saiu com 33 quilos depois de passar alguns anos no campo de concentração.
Depois que Hitler se matou e o campo de concentração foi aberto, milhares de pessoas morreram no caminho “para lugar nenhum” apenas para sair do campo, afinal eles não tinham pra onde ir, mas no caminho muitos morreram por já não aguentarem com seus corpos doentes e esqueléticos.
Algumas fotos que também postei são da cozinha aonde alguns presos trabalhavam e misteriosamente as paredes se encontram desenhadas. Os desenhos são daquela época e ninguém sabe quem fez ou como as tintas foram arranjadas.
As pessoas no campo eram classificadas pelo triângulo costurado no uniforme.
Triângulo amarelo: judeus Rosa: homossexuais. Vermelho:presos políticos
Roxo: religiosos (esses eram muito humilhados, porque se negavam a cumprir as ordens dos militares para não desobedecer a Deus)
Verde :criminosos como ladrões, assassinos...(esses geralmente eram bem-tratados porque sabiam como sobreviver naquele sistema criado no campo , e sempre tinham os "favores" dos guardas)








Verde: judeus que apesar de vivos eram tratados de forma especial, muito melhor do que qualquer outro preso do campo. Esses judeus eram ótimos profissionais no ramo da contabilidade e negócios em geral. Eles eram usados pelos nazistas para tratar de alguns "negócios" deles, como por exemplo lavagem de dinheiro.














Outra coisa interessante, perto desse campo de concentração existia a área de treinamento dos guardas nazistas, depois que a Alemanha foi invadida pelos soviéticos a mesma área foi utilizada para treinamento dos guardas soviéticos, depois da derrota dos soviéticos e a desocupação do país a mesma área começou a ser utilizada para treinamento dos policias alemães!














E a contagem da morte.....







No inverno , todos os presos tinham que acordar as 05.15 da manhã e no verão as 04.15. Eles tinham 01 hora pra se arrumarem e irem para o pátio aonde um guarda fazia a contagem de todos eles. Contagem essa que poderia demorar horas. Em uma manhã de inverno alemão (acredite, é muuuuito frio por aqui) como os judeus e todos os outros não tinham roupas apropriadas , a contagem demorou algumas várias horas porque quando o guarda errava ou alguém não respondia eles começavam tudo de novo, dezoito pessoas morreram de frio....







Um dos médicos que trabalhava nesse campo de concentração tinha em casa mais de 300 pedaços de pele, só porque ele gostava de colecionar as tatuagens. Imagina que maluco sádico magistral!






Esses foram alguns detalhes que aprendi e com certeza, não chega nem perto do que aprendemos com os livros e na escola. É muito mais verídico....






Visitar o museu judaico também é imperdível...tem muita coisa em Berlin
Claro que saí atordoada, passei um cinco minutos abstraída , inclusive já no trem
Voltando pra Berlin eu conheci duas brasileiras muuito simpáticas que me perguntaram aonde eu estava hospedada e eu não consegui me lembrar...é , pra certas coisas eu sou bem fraquinha....
Mas estar lá foi maravilhoso,
Berlin tem a história muito bem conservada entre novas construçoes e estilo de vida. E incrível, nunca estive em uma cidade tão grafitada como Berlin. Ví muitos graffites dos Gêmeos.... tinham também muitas pixações, mas nada que me incomodasse. A cidade continua fascinante.
Ah....antes que eu me esqueça, a foto número ... é de um dos hotéis mais caros do Berlin , foi nele que o Michael Jackson balançou o filho dele na sacada rsrs
Tudo o que posso dizer é que recomendo muito Berlin, até agora o melhor lugar que já estive.