sábado, 19 de abril de 2008

Museumkaart





Ontem passei praticamente a tarde toda em um museu de Den Haag com minha amiga Raquel.
Eu e ela vimos muita coisa, mas infelizmente não tanto gostaríamos pois o museu é muito grande e impossível de ver tudo em apenas 3 ou 4 horas.
Tem a parte chata também de que muita coisa era apenas em holandês , sendo assim....passava meio que batido. Mas muito legal mesmo assim.
Achei impressionante a biblioteca que eu visitei essa semana. Tinha 5 andares, com elevadores e escadas rolantes, livros em vários idiomas (encontrei Eça de Queirós, Fernando Veríssimo e até livros do Jô Soares), mas em português era só um punhadinho de livros, uma imensidão de cds e uma àrea gigante de livros infantis. A parte ruim: você paga para pegar livros ou cds!
Era pra ser gratuito você não acha?! Já me contaram que aqui o " imposto de renda holandês" come 52% da renda anual dos cidadãos, tem muita coisa boa aqui, mas pagar pra pegar livros emprestados em uma biblioteca pública!!! Shame on you Netherlands hahahah
Sobre o museu, eu adquiri o museumkaart , que é um cartão que você pode usar pra ir em vários museus da Holanda sem precisar pagar e em quantas vezes quiser, custa vintão....mas vale a pena, sem sombra de dúvidas!
Estou seguindo minhas aulas de inglês por aqui e hoje eu estava na aula, tão cansada que não conseguia pensar....quanto mais cansada estou mais difícil pra mim é falar outra língua, porque eu fico com preguiça de pensar, de tentar traduzir as coisas...sorte minha que tem duas brasileiras bem legais na minha sala assim se preciso de uma ajuda extra já tenho a quem recorrer. Aconselho a qualquer um que queira , apesar de em terras holandesas, estudar inglês a estudar na British School, são aulas muito boas!
Estou tentando aprender algumas palavras em holandês e já posso dizer que odeio o " Goed So"
que é o "muito bem" em dutch. O problema é que eles usam isso pra tudo....
Algumas vezes vejo os pais dizendo " goed so" para ps seus filhos por alguma coisa estúpida , tudo é goed so, outro dia minha amiga disse que viu uma mulher dizendo goed so pro cachorro dela na rua....outro dia eu ví a você de uma das minha meninas dizendo goed so pra cada degrau que ela subia na escada eu quero dizer....CADA DEGRAU!
então é goed so pra todo lado, sem motivo pra tanto....isso me irrita profundamente.
Como a lei de Murphy age no mundo com tanta intensidade quanto a gravidade , a Madeleine ( a menina mais nova que eu cuido) também já está falando goed so, e claro que por motivo nenhum.
Estou tentando fazer ela falar " eu sou uma tranqueirinha" hahahah o que é bem difícil pra ela, e quando ela conseguir com certeza ela vai ouvir um " Goed So" de mim em alto e bom som hhahahah!

Um comentário:

silas fiorotti disse...

Eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, eu sou um tranqueira, ... mas eu amo você!!